Caderno de Investigação – Mozambike – parte I

Bem-vindo ao nosso mundo

Cruzamos Maputo em direção à Matola á procura dum restaurante no campo de tiro. No caminho fala-se da esperteza moçambicana. Um polícia manda parar o carro e pede pela inspeção. O carro novo, com menos dum ano, não precisa. Resultado. Um estrangeiro incauto paga uma multa sem saber. O restaurante estava fechado para obras.

Regressamos para Maputo em direção ao mercado do peixe, com as suas cores garridas, à procura de caranguejo. Decidimos almoçar em casa. No caminho olho para o movimento do espaço. Olho para as esquinas de Maputo. Trata-se dum modelo de venda. O monhé, com supermercado aberto, distribui uma determinada quantidade de mercadoria a pequenos vendedores para venderam nas ruas da cidade. Multiplicam-se os pontos de venda No espaço e não há faturação. Ao invés de se concentrar numa superfície, distribui-se. Porque é que o museu não se constitui como uma rede de pontos de memória ao invés de procurar concentrar. O que é que está a desaparecer. São as donas que vendiam gasosa na marginal A marginal, a rota do domingo está a desaparecer.

S fez um caranguejo à moda dos Capelas. Parte-se caranguejo em pedaços. Pica-se cebola e cebolinho e frita-se juntamente com os pedaços do caranguejo. Coloca-se um copo de uísque, um piripiri. O segredo está em escolher os caranguejos com ovas. As fêmeas não estão secas. Almoçamos do Terraço, com vista para a cidade. Foi um bom repasto e um fim de tarde fantástico. Lá mias para o fim, as tensões do clã saltaram. Não há bom sem mau.

Hoje consome-se o imaterial. Na parede do prédio, lá longe em letras garrafais a Vodacom escreveu “bem-vindo ao nosso mundo”. Reflexos da construção do mundo como um momento.

DSCN3951 DSCN3952 DSCN3953 DSCN3954 DSCN3955 DSCN3956 DSCN3957 DSCN3958 DSCN3959 DSCN3960 DSCN3961 DSCN3962 DSCN3963 DSCN3964 DSCN3965 DSCN3966 DSCN3967

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

The inclusion of community knowdlege on territorial development

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search