Geo-cultura do mar português

Em 2012, no âmbito dum trabalho de investigação desenvolvido noutro contexto, efetuamos várias viagens pelos lugares de memória[1] da costa portuguesa.

Como temos vindo a usar a metodologia da viagem na eleboração dos diversos diários sobre museologia, vale a pena apresentar aqui o processo de investigação através do qual procuramos refletir sobre a questão da geocultura do mar e sobre o modo como procedemos e trabalhamos o material primário de investigação.

Foi essa metodologia que nos permitiu detetar a discrepância entre os discursos sobre as fundamentações da estratégia do e para om mar com os discursos e narrativas sobre a cultura do mar. Com então concluímos, o assumir dum novo paradigma de especialização económica de Portugal, recentrando na economia do mar, não se pode verificar sem que a cultura do mar, os territórios de mar e os habitantes que usam o mar, sejam mobilizado e motivados para participar nesse movimento. Este trabalho permitiu-nos concluir que os saberes das comunidades não estão a ser mobilizados.

Ver trabalho aqui
herancasdomar


[1] Lugar de memória é um conceito histórico utilizado pelo historiador francês Pierre Nora em Les Lieux de Mémóire) (1984). Preocupado com a volatilidade dos tempos e da sua erosão nos elementos do que se considerava a identidade francesa, procedeu a um diagnóstico exaustivo dos elementos materiais e simbólicos, incluindo os monumentos, as construções relevantes, as festas os museus, arquivos e bibliotecas.

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

The inclusion of community knowdlege on territorial development