Encounters in Northen Irland – Conflit Resolution Process

 

IMG_8237

Encontros em Espaços de disputa é um desafio para a Nova Museologia. Construída no alargamento conceptual do  objeto patrimonial, na inclusão do território  e na participção da comunidade, esta nova museologia olha para as heranças como como resultados de disputas, o território como espaço de iterações de diferentes processos  a comunidade como processo de heranças em conflito. A museologia com processo de relação entre Memoria Social e o Poder Social.

A questão de trabalhar com as comunidades em situações de conflito é o ponto de partida deste diário, um diário da nossa participação no Seminario Heritage on Contested Spaces, em Liamavalley, em Setembro de 2013.

Como fazer a avaliação do trabalho com a comunidade. Que orientações devemos tomar para proceder à avaliação do trabalho. Um dos pontos de partida da avaliação é  desenvolver das capacidades práticas de avaliação do impacto do trabalho sobre as comunidades. Será que o trabalho sobre as heranças produz mudanças e contribui para a resolução de conflitos.

Outra das questões de relevância é entender de que forma o envolvimento da comunidadepode favorecer o intercâmbio entre os agentes e facilitar a reflexão sobre o trabalho desenvolvido, abrindo novas oportunidades para o trabalho.

Finalmente é necessário pensar sobre quem gera e como se gera as heranças na comunidade, em que territórios operam e que tipo de objetos mobiliza. Em todas as comunidades há um conflito entre as fontes e as vozes das comunidades. É necessário estudar e entender esses conflitos

O nosso objetivo neste diário é estudar casos. Olhar para os territórios, observar as tendências e partilhar experiencias

 

IMG_8234

Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

The inclusion of community knowdlege on territorial development