Cidades solidarias nas trocas XXV

As cidades são os lugares onde as maioria das pessoas, organizados em sociedade estão hoje a viver, a trocar e a construir o seu futuro. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável permitem-nos pensar em alternativas; económicas, sociais e ambientais.

Um outro modelo económico, em que os recursos são partilhados, onde os poderes públicos colocam à disposição da comunidade um conjunto de serviços, que que devem ser usados de por todos de acordo com as necessidades. O modelo de propriedade pode ser alterado. Hoje é possível pensar num modelo de economias de trocas solidarias, ao invés de economias de posse, que caracterizou o século XX. Uma alternativa social, com base nas em relações pacíficas, com respeito pela dignidade humana, solidárias e equitativas. E do ponto de vista ambiental, a alternativa passa por encontro com um outro modo de relação com a natureza, com base na compreensão dos seus limites e na sua biodiversidade.

A nossa casa e a nossa vida têm que mudar para que possamos sobreviver. As nossas cidades têm que estar preparadas para essa mudança. A economia partilhada com lugar para as pessoas. Cidade com bairros diversificados e inclusivos. A justiça social e cognitiva implica mudança. Não devemos recear enfrentar a mudança. A mudança será constante e inevitável. Por via das novas tecnologias de informação e comunicação, a nossa sociedade vai enfrentar novos desafios. Sistemas inteligentes implicam sociedades mais inteligentes. Os modos de organização social terão que se ajustar. Sobretudo, o poder político terá que acompanhar a evolução da sociedade.


Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *