Educação Patrimonial

O nosso bom amigo Pedro Cardoso Pereira defendeu num postal publicado nesta lista Museum em 5 de julho a necessidade de incluir a Educação Patrimonial nos curriculos escolares. Questiona se essa não será uma bandeira que valerá a pena levantar pela organizações do patrimónios.

Estou completamente de acordo com esta proposta. Vários trabalhos sobre a neurociência social tem vindo a evidenciar a relevância das competências e das capacidades desenvolvidas nos primeiros anos de vida para a organização social. E como sabemos a organização social implica conhecer as relações existentes e procurar o modo como cada um se se insere de forma a contribuir para o bem comum.

A educação patrimonial permite desenvolver a capacidade de reconhecimento de si e do outro em contexto. A educação patrimonial permite partir da consciência sobre o local, sobre  ação social da comunidade existente e das suas heranças e criar capacidade de capacidade de iniciativa  no  presente como expressão da vontade de futuro.

A educação patrimonial permite ligar a escola ao meio social envolvente e incluir a participação e criativa das comunidades locais.

A questão em Portugal exige contudo um debate sobre o que se pretende fazer com o Património. como tem vindo a ser referenciado em diferentes locais, as organizações culturais, em particular as do património, apresentam grandes dificuldades em criar uma agenda comum e em associarem-se para atingir objetivos.

São por isso necessário bandeiras. A Educação patrimonial poderá ser uma ideia semiófora?

 


Pedro Pereira Leite

Researcher and professor. He had his PhD. on museology in 2011, with the title “Muss-amb-ike Homeland: The commitment on musicological process”, that was published in 2011. In 2012 he finishes a Post-PhD Research on "Biographical Glances: The intersubjectivity poetry on museology, at Lusófona University (Lisbon). Presently he is working in his Post PhD. Research about: “Global Heritages" with the aims to build a network on local cognizance and memory manager has a tool to build the will of action in 3 different communities, linked by past communed heritages.” He works at CES. He participates on different Research network, presented papers in national and international conferences, and had published books on research subjects.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusYouTube

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *